quarta-feira, 2 de outubro de 2024

TAEs realizam “solenidade de posse de novos TAEs no Campus Chapecó”

Na tarde de quarta-feira, dia 02/10/24, os técnicos-administrativos em educação do Campus Chapecó realizaram junto ao Gabinete do Reitor uma “Solenidade de posse dos novos servidores TAEs do Campus Chapecó”. Na ocasião também foi entregue (mais) um Ofício ao Reitor João Alfredo Braida com um pedido de providências urgentes frente a falta de TAES no Campus Chapecó, sob pena de colapso geral das atividades técnico-administrativas.

Cada um dos “novos servidores” foram apresentados ao reitor conforme seus cargos e locais de atuação nos setores do campus, de modo a demonstrar de forma didática quantas demandas deixam de ser atendidas ou, conforme ocorre com o quadro atual, são atendidas de forma precarizada. Após a “solenidade”, os servidores foram “empossados” no hall de entrada do bloco da Biblioteca do Campus.

O ato faz parte da campanha de mobilização por mais TAEs, uma vez que o contexto de baixo contingente de técnico-administrativos em educação no Campus Chapecó.  Por consequência, isso tem gerado processos de precarização do trabalho, o adoecimento pela baixa qualidade de vida no trabalho, a falta de apoio à pauta pela alta gestão da universidade, o prejuízo nas possibilidades de usufruir direitos (como banco de horas do PLEDUCA, flexibilidade para licenças capacitação, férias, planejamento estratégico do Campus e atendimento de demandas que afetam diretamente a permanência estudantil e a qualidade do trabalho docente).

Essa situação fica explícita quando comparada a relação entre número de estudantes a serem atendidos e o quantitativo de servidores lotados no campus, conforme apresentado no quadro abaixo.

Campus

Discentes

TAEs

Relação estudante

Chapecó

41,5

Cerro Largo

11,8

Erechim

18,6

Passo Fundo

20,9

Laranjeiras

27,3

Realeza

12,4

É partir dessa realidade que a categoria reivindica um compromisso objetivo da gestão da UFFS de modo a buscar pelo menos promover um maior equilíbrio na destinação de vagas TAEs para o campus, frente a condição díspare de atendimento à comunidade acadêmica, a qual já tem sofrido algumas consequências com a falta de TAEs.

Seguem registros dos "novos servidores" "atuando" no hall da Biblioteca: