SOBRE A REUNIÃO DE NEGOCIAÇÃO ENTRE: FASUBRA, SINASEFE, MEC e MPOG
(Materia completa com audio)
A negociação da pauta especifica da FASUBRA também está sob o signo do ajuste fiscal, assim o governo não aceita negociar nada que tenha impacto financeiro para os trabalhadores, pois o seu compromisso está firmado com os banqueiros, empreiteiros e mega-empresários, em especial com os seus patrocinadores eleitorais.
Dos principais temas de maior repercussão e ganho pra categoria a maioria não tem respostas positivas do governo, mas a pressão da greve e a insistência nas mesas de negociação abriram a possibilidade de fazermos um exercício negocial em relação a jornada de trabalho (30 hs), sem abrir mão do conjunto da pauta, precisamos apostar na possibilidade aberta que envolve a redução da jornada sem redução de salários.
Essa situação pode mudar, e isso vai depender da correlação de forças do nosso movimento, da nossa capacidade de acumular forças na construção da unidade com os SPFs e na intensificação e radicalização de nossa greve na medida que dê visibilidade e denuncie a crise existente nas universidades federais hoje.
Dialogando com a opinião pública a necessidade de apoiar a luta dos trabalhadores da educação federal como uma necessidade estratégica para a sociedade brasileira que precisa das universidades públicas como centros de produção e reprodução do conhecimento.
Logo abaixo confira (inclusive o áudio) alguns trechos e momentos importantes da reunião de negociação que a FASUBRA participou no dia 23/07 no Prédio do Ministério do Planejamento.
------------
Carreira e Racionalização.
Link direto: http://www.4shared.com/mp3/L70PqBzEce/Racionbalizao_-_Reunio_com_Pla.html
“A racionalização, nós ficamos de avaliar a possibilidade de acatar alterações que foram propostas pela FASUBRA... Afinal de contas a maioria das sugestões apresentadas pela FASUBRA causam impacto financeiro, ao contrário do que tínhamos expectativa. ” ( Jesualdo Farias – MEC)
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
Step/Aposentados/30 horas
Link direto: http://www.4shared.com/mp3/q11xUj1fba/Aposentados_STEP_e_30_horas_-_.html
Sobre o STEP:
“ Mas nós não podemos fazer esses movimentos nem aqui e nem nas outras carreiras, eles não estão desconectados da realidade econômica do país mesmo em ambiente favorável. Não estamos falando nesse momento, nesse momento se nós fomos discutir Step nós vamos reduzir o Step. Mas nós não vamos fazer óbvio, nem faz sentido é ilegal e nem é a lógica do que se pretende fazer” ( Secretário Sergio Mendonça/MPOG)
Sobre Aposentados:
“ Eu acho que nem esse governo e nem os próximos que virão vão fazer movimentos de aumento real pra aposentado... vocês lidem como quiserem com essa informação... Não sei se eu devia ser tão explicito... Não há regime de previdência que sustente com aumentos reais de aposentados” ( Secretário Sergio Mendonça/MPOG)
Sobre 30 horas:
“Acho que é um negócio que a gente podia tentar ao máximo... estressar ao máximo os limites dessa discussão, é um ganho para o trabalhador, pode ser um ganho institucional (algo haver), um ganho pra sociedade...Nós tínhamos que explorar isso e é claro que eu não quero me aventurar, porque é uma pauta que nós vamos acompanhar o MEC... evidentemente vamos dar nossos palpites... Mas eu acho que é a saída! ” (Secretário Sergio Mendonça/MPOG).
---------------------
INTERVENÇÃO DE GIBRAN JORDÃO, Coord. Geral da FASUBRA. (Coletivo BASE).
Link direto: http://www.4shared.com/mp3/66WnoyYTba/Fala_do_Gibran_na_Reunio_com_P.html
Audio da reunião na integra:
Link direto: http://www.4shared.com/mp3/WDjs77dPce/Integra_da_Reunio_com_Planejam.html
Fonte: FASUBRA (www.fasubra.org.br)