Na tarde do 1º de novembro de 2017, no Auditório do Bloco A no Campus Erechim da Universidade Federal da Fronteira Sul, foi realizada Assembleia Local do segmento técnico-administrativo em Educação da UFFS que teve como ponto de pauta "Ponto eletrônico: análise e definição de ações". A Assembleia teve expressiva participação dos TAEs que, após uma fala inicial da coordenação local do SINDTAE, relataram suas principais dúvidas e ressalvas quanto à implantação do ponto eletrônico. Alguns presentes também relataram suas experiências com ponto eletrônico em outras instituições.
Com base nas sugestões apresentadas durante a Assembleia, foram deliberados e aprovados os seguintes encaminhamentos:
- Não realizar o cadastro biométrico até que seja publicada normatização democraticamente construída;
- Não participar do processo de ambientação, preenchendo apenas manualmente o controle de registro de frequência até o final deste ano;
- Fazer material gráfico informando os demais segmentos da comunidade acadêmica sobre como serão atingidos a partir da implantação com controle eletrônico de frequência;
- Também foi sugerido, a nível local, o esvaziamento das comissões por parte do TAEs (sugestão que será levada para os demais campi).
Espera-se a convocação de Assembleia Geral pelo SINDTAE para serem definidas quais as ações efetivas dos TAEs diante da iminência do ponto eletrônico biométrico.