Relatos devem ser encaminhados à Fala BR - Plataforma Integrada de Ouvidoria e Acesso à Informação; no caso de servidores, pode haver demissão por lesão aos cofres públicos e dilapidação do patrimônio nacional
De modo a resguardar a democracia e os princípios da legalidade e da moralidade na administração pública, o SINDTAE e o SINDUFFS divulgam ferramenta oficial do governo para recebimento de denúncias sobre membros da da UFFS: professores, servidores técnico-administrativos, terceirizados e estudantes que tenham participado dos atos antidemocráticos de vandalismo às sedes dos três poderes em Brasília, no último domingo, 8/1.
As denúncias podem ser feitas de forma anônima pela Fala.BR - Plataforma Integrada de Ouvidoria e Acesso à Informação, disponível no link:
https://falabr.cgu.gov.br/publico/Manifestacao/SelecionarTipoManifestacao.aspx?ReturnUrl=%2f
Confirmada a participação do servidor, deverá ser instaurado processo administrativo para apurar e punir aqueles que tenham participado dos atos de invasão de repartições e depredação do patrimônio público, atentando contra os deveres de lealdade às instituições e de moralidade administrativa que devem orientar a atuação dos agentes públicos. Tais agentes poderão ser demitidos por lesão aos cofres públicos e dilapidação do patrimônio nacional.
Denúncias referentes a alunos e terceirizados também podem ser feitas pelo canal, que fará os devidos encaminhamentos. Informações sobre os vândalos que não integram a comunidade universitária podem ser enviadas pelo e-mail denuncia@mj.gov.br, canal criado pelo Ministério da Justiça.
Democracia sim, anistia não!
Tutorial para denúncias anônimas
Abaixo apresentamos um tutorial explicativo de como proceder com as denúncias de forma anônima.
Na página inicial da plataforma, clique em “Denúncia”.
Em seguida role a página até o campo “Não identificado”, e clique em “Continuar sem me identificar”
Na página irá abrir um formulário para fazer a denúncia.
Selecione a UFFS no campo “Órgão para o qual você quer enviar sua manifestação”
Após selecionar o órgão sobre a manifestação, no campo “Descrição” aparecerá o menu de opções “Sobre qual assunto você quer falar”. Selecione o primeiro item da lista: “Atos terroristas de 8 de janeiro”.
Em seguida no campo do formulário “Fale aqui” descreva objetivamente a denúncia, preferencialmente informando nomes, cidade de origem, vinculação com a UFFS (se docente, técnico, estudante, terceirizado ou outra vinculação), e descrevendo quais ações terroristas quer denunciar (se participação direta nos atos, ou de apoio financeiro, incentivo nas redes sociais, etc). Podem ser inseridos links para as redes sociais que comprovem as ações.
Embora não obrigatório, se possuir provas como prints de redes sociais ou áudios de mensagens, dentre outros, elas podem ser inseridas na denúncia clicando em “Incluir anexos”.
Rolando a página constam os campos “Canal de entrada”, com os subcampos “Local do Fato” e “Quais são os envolvidos no fato?”. Eles não são de preenchimento obrigatório, então após a descrição da denúncia pode ser clicado no botão “Avançar”.
Em seguida revise e role a página até aparecer o botão “Concluir” para finalizar a denúncia.
Não podemos deixar que esses atos terroristas passem impunes, então é importante que todos que tenham informações contribuam na apuração dos fatos.