Na data de hoje, sexta-feira, dia 29/09/2023, a Executiva do SINDTAE se reuniu com a reitoria eleita e legitimamente empossada na UFFS. A pauta foi a “Carta de proposta e compromisso entre os candidatos à Reitoria e os TAEs da UFFS”, assinada pelos então candidatos a reitor, João Alfredo Braida, e a vice-reitora, Sandra Simone Höpner Pierozan.
Conforme mencionado por ocasião da assinatura do documento no dia 8/5/23, o Gabinete da Reitoria convidou a Executiva do SINDTAE para uma primeira reunião de trabalho, com o objetivo de estabelecer diálogo entre a entidade representativa da categoria e a gestão que foi nomeada no decreto publicado em 30 de agosto de /23.
Estiveram presentes representando o SINDTAE o Coordenador Geral, Ademir Luiz Bazzotti, o Coordenador de Formação Política e Sindical, Giuliano Kluch, o suplente de qualidade Alexandre Luis Fassina, e Mário Guilberto Machado Souza da base. A representação foi recepcionada pelo reitor João Alfredo Braida, pela vice-reitora Sandra Simone Höpner Pierozan, e pelo Chefe de Gabinete, José Carlos Radin.
Foram abordados de forma inicial os itens de pauta que compõem a carta compromisso, sendo que a Executiva destacou a importância de a nova gestão da UFFS reconhecer o SINDTAE como a instância de representação da categoria. Nesse sentido, destacou-se a necessidade de que isso aconteça de forma efetiva, inserido a representação nas comissões e/ou GTs que se debruçam sobre aspectos da carreira dos TAEs na universidade.
Dentre os pontos que mereceram mais debates, destacamos por exemplo a intersecção entre o dimensionamento, o PGD e os turnos contínuos; a garantia de direitos consolidados, mas também o acesso a eles, diminuindo a extensa judicialização das demandas; a efetivação do princípio da democracia participativa com a participação do SINDTAE em diversas comissões.
Ficou acordado o estabelecimento de encontros regulares entre a gestão e representações do SINDTAE para trabalhar cada ponto de modo mais detalhado, aos moldes de mesas setoriais de negociação. Da mesma forma, o reconhecimento da representação da categoria se efetivará com a participação de servidores TAEs indicados pela entidade para comporem as comissões institucionais que se debruçarão nos temas de pauta reivindicados na Carta de Proposta, que pode ser consultada no link Termo Compromisso Assinado.pdf
Por fim informamos que a Executiva do SINDTAE chamará a categoria a se inserir nos trabalhos que se desenvolverão nos próximos meses e anos, de modo contribuir com os debates e propostas de deliberação.